terça-feira, 2 de março de 2010

Procurar caracóis no parque da Zona Norte

“ Sabemos hoje que educar em ciência não significa transformar meninos pequenos em cientistas (…) mas fomentar, desde a mais tenra idade a capacidade de observar, de questionar, de comparar e de justificar, para estabelecer a partir do vivido, do observado e do experienciado patamares de conhecimento”.
(Roldão, M. C. em Investigar e Descobrir por Rocha, P. R :10)

Com andámos a falar nos animais que hibernam, resolvemos ir passear ao parque da Zona Norte à procura de caracóis. Em vez de caracóis encontrámos imensas lesmas, grandes, gordas, castanhas e tal como os caracóis (mas sem carapaça) deixavam um rasto de baba por onde passavam, parecia uma estrada. Também encontrámos alguns caracóis, mas muito pequenos. O professor Fernando, que é o orientador de estágio da Liliana e da Inês também nos acompanhou neste passeio e até nos deu uma ajudinha.







Deixámos os caracóis passear pela sala de forma a conhecerem o seu novo habitat nos próximos dias. Depois observámo-los com o auxílio da lupa. Assim conseguimos ver muito melhor!




Fizemos uma casa para os caracóis e colocámo-los lá dentro. Pareciam estar satisfeitos. Colocámos umas folhas de nabiça dentro da casa, para que se pudessem alimentar. Nos dias seguintes as crianças trouxeram alface, espinafre e também maçã de forma a perceber qual o alimento preferido desta espécie.

1 comentários:

Mª João (Mãe do Pedro) disse...

Acho que estão a fazer um trabalho espectacular, a despertar o interesse das crianças para aquelas coisas que eles até conhecem de verem, mas que nunca observaram, ou seja, nunca viram com olhos de ver! Bom trabalho!

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário...